Jogos de videogame estão impulsionando o aprendizado de idiomas, aponta pesquisa da Preply

Uma pesquisa recente feita no Brasil pela Preply revelou que os jogos de videogame têm muito mais potencial do que se imaginava para o aprendizado de novos idiomas. A plataforma, que conecta alunos e professores online, descobriu que títulos populares como Call of Duty e FIFA estão empatados como os jogos que mais ajudaram os brasileiros a aprender uma nova língua. Além disso, Assassin’s Creed e Fortnite também se destacaram como obras que facilitaram o estudo de outros idiomas.

Os resultados da pesquisa também mostraram que os estilos favoritos para desenvolver uma nova linguagem são os jogos de aventura e de palavras, com o inglês, o espanhol e o francês sendo os idiomas mais procurados para esses fins. Além disso, os jogos de tradução foram apontados como ferramentas eficazes para auxiliar no aprendizado de vocabulário, criação de memória linguística e desenvolvimento de gramática.

A diretora de metodologia da Preply, Sylvia Johnson, destacou que os jogos proporcionam aos jogadores a oportunidade de se comunicarem com pessoas de diferentes culturas e que falam diferentes idiomas, permitindo um contato mais amplo com línguas além da sua nativa. Por esse motivo, eles têm se mostrado eficazes como ferramentas de estudo para o aprendizado de novas línguas.

A pesquisa também revelou que a maioria dos jogadores brasileiros prefere jogar em inglês durante as sessões de jogos, com 59% escolhendo o idioma como forma de legenda e 48% optando por jogar em espanhol. Além disso, a língua inglesa também se destaca como a preferida para os áudios dos jogos, seguida pela língua espanhola e, em terceiro lugar, pela língua portuguesa.

Metade dos participantes da pesquisa considera os jogos como uma ferramenta altamente eficaz no processo de aprendizado de um novo idioma. Eles ainda afirmam que a combinação estratégica de jogar e estudar desempenha um papel crucial na conquista da fluência em uma língua.

Os resultados da pesquisa são surpreendentes e vêm para quebrar o estereótipo de que videogames não têm valor no aprendizado. A Preply espera que esses novos dados incentivem mais pessoas a considerarem os jogos como uma ferramenta útil para o aprendizado de idiomas. A empresa oferece aulas individuais de ensino de idiomas com falantes nativos e está disponível para mais informações em seu site oficial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo