Petrobras anuncia concurso público com 916 vagas de nível técnico e reserva de 5.496 postos para PCD e negros

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (26) a abertura de um concurso público para cargos de nível técnico, com um total de 916 vagas e salário inicial mínimo de R$ 5.878,82. Além disso, haverá 5.496 vagas para cadastro de reserva, destinadas a cobrir possíveis necessidades futuras da empresa.

As inscrições para o concurso começam na próxima quinta-feira (28) e seguem até 31 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 62,79, e a prova está marcada para ser realizada em 24 de março de 2024.

O processo seletivo irá contemplar profissionais de nível técnico em áreas como enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos e instalações, logística de transportes, manutenção, operação, projetos, construção e montagem, química de petróleo, segurança do trabalho, e suprimento de bens e serviços, entre outras.

Uma novidade deste concurso é a reserva de 20% das vagas para pessoas com deficiência (PCD), superando o limite mínimo de 5% estabelecido por lei. Além disso, a cota de 20% também será destinada a candidatos negros, em cumprimento à legislação vigente. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, enfatizou o comprometimento da empresa com a inclusão, destacando a importância de um corpo técnico diversificado para impulsionar a inovação e se preparar para o futuro.

Os candidatos aprovados terão direito a benefícios específicos para pessoas com deficiência, incluindo a possibilidade de teletrabalho em regime administrativo e reembolso de auxílio cuidador, para aqueles que dependam de cuidados profissionais específicos.

Além das reservas de vagas, a Petrobras implementou outras medidas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, como o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência para 36 meses, em comparação com os 12 meses anteriores. Os candidatos também poderão solicitar adaptações no dia das provas, de acordo com suas necessidades específicas.

É importante ressaltar que o concurso público será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) e terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras. Maiores informações sobre requisitos de formação, locais de prova e distribuição regional podem ser consultadas diretamente no edital do concurso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo