Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões lança alerta de segurança para banhistas no feriadão do Ano Novo em Pernambuco

Os pernambucanos aguardam ansiosos a chegada do feriadão do Ano Novo para aproveitar as praias do estado. A praia é um destino clássico para as festas de Réveillon, já que começar o ano próximo ao mar tem grande simbolismo. Muitos tiram vantagem da noite de 31 de dezembro para dar três pulinhos sobre as ondas do mar e fazer pedidos para o novo ano. Outros aproveitam para tomar o último banho de mar do ano que se encerra e o primeiro do ano que se inicia.

No entanto, o feriado do Ano Novo requer atenção especial para a segurança de quem vai entrar no mar. Durante os dias 30 e 31 de dezembro e 1° de janeiro, haverá lua cheia, o que causa as famosas marés vivas, quando o nível da água sobe e desce consideravelmente na costa. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) faz um alerta para relembrar a população sobre as condições de menor risco para a entrada no mar.

De acordo com Danise Alves, secretária executiva do CEMIT e gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), a recomendação é evitar entrar na água em qualquer trecho entre a Praia do Paiva, no Cabo, e a Praia do Farol em Olinda, durante as marés altas de 2,2 metros. Isso porque há maior possibilidade de um encontro com tubarões, que tendem a se aproximar da costa.

As marés secas estarão muito baixas, formando piscinas naturais em algumas áreas. No entanto, elas não secarão tanto quanto o habitual, com previsão de 0.5m. O CEMIT orienta que os banhistas só entrem no mar nas áreas de praias em que os arrecifes estejam formando piscinas naturais, que funcionam como barreiras naturais de proteção.

Além disso, o comitê alerta para os horários das marés, que vão coincidir com o início da manhã e o fim da tarde. O melhor horário para banho será das 11h às 13h, quando as marés estarão mais secas. Evitar entrar na água em períodos de chuva, rios desaguando no mar, e com objetivo brilhante ou chamativo também é recomendado pelo CEMIT.

Portanto, para aproveitar o feriado de Ano Novo nas praias da região do Recife com segurança, os banhistas devem estar atentos às recomendações do CEMIT e respeitar as placas de sinalização. A população tem à disposição os horários das marés e as condições em que é recomendado evitar o banho de mar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo