Fogos de artifício no fim de ano preocupam Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão por risco de acidentes.

Os fogos de artifício, tão presentes nas festas de final de ano, podem representar um perigo real quando não são manuseados com a devida atenção, alerta a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). Dados do Ministério da Saúde apontam que o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 1.548 internações por ferimentos causados por fogos de artifício entre 2019 e 2022, com uma média de um caso por dia. Até setembro de 2023, já foram registradas 266 internações com o mesmo perfil.

Sérgio Augusto Machado da Gama, diretor de comunicação da SBCM, destacou a preocupação da entidade com os acidentes causados pelos fogos, principalmente em mãos, punhos, rosto e olhos. Ele ressalta a importância de admirar os fogos de longe e em locais apropriados, além de tomar cuidados como usar prolongadores para manter distância entre a mão e o artefato.

Os fogos de artifício devem ser comprados em lojas especializadas e não devem ser reutilizados após falharem. Além disso, é recomendável evitar o consumo de álcool antes de manuseá-los para diminuir o risco de acidentes. Crianças devem ser mantidas longe dos fogos e é fundamental buscar atendimento médico imediato em casos de queimaduras graves.

Queimaduras mais leves podem ser tratadas lavando o local com água corrente, protegendo com um pano úmido e limpo e procurando um serviço médico. No entanto, é importante evitar produtos caseiros como pasta de dente, clara de ovo ou manteiga, que podem causar infecção. Em casos de fraturas e amputações, deve-se lavar e proteger o local e buscar atendimento em pronto-socorro.

A SBCM defende ainda que algumas cidades proibiram a queima pública de fogos de artifício devido à poluição, riscos de acidentes e aglomerações. Além disso, os fogos podem causar estresse em bebês, crianças, idosos, autistas e animais devido à sensibilidade auditiva. A instituição, fundada em 1959, congrega médicos especialistas em cirurgia da mão e reconstrutiva do membro superior, promovendo formação e atualização permanente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo