Líder norte-coreano pede que partido “acelere” preparativos de guerra, incluindo programa nuclear.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, fez um chamado para que seu partido acelere os preparativos de guerra, incluindo seu programa nuclear, em uma reunião plenária do Partido dos Trabalhadores da Coreia. Segundo a agência de notícias oficial KCNA, Kim pediu que seu partido intensificasse os preparativos em diferentes setores, como o de armas nucleares e defesa civil.

Os comentários de Kim surgem uma semana após ter advertido que seu país não hesitaria em lançar um ataque nuclear em caso de provocação com armas atômicas. Ele destacou que a situação militar na Península da Coreia se tornou “extrema” devido às ações “sem precedentes” de Washington.

Diante do aumento da cooperação militar entre Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos diante da onda de testes armamentistas dos norte-coreanos este ano, Kim enfatizou a necessidade de intensificar os preparativos de guerra. Ele acusou os Estados Unidos de realizar “ações intencionalmente provocadoras para uma guerra nuclear”, destacando o envio de armas estratégicas para a Península da Coreia.

Os testes armamentistas realizados pela Coreia do Norte ao longo deste ano têm aumentado as tensões na região. O país lançou um satélite-espião de reconhecimento, consagrou em sua constituição a condição de potência nuclear e testou seu míssil balístico intercontinental mais potente, o Hwasong-18.

A afirmação de Kim Jong Un sobre a aceleração dos preparativos de guerra por parte do partido comunista norte-coreano coloca mais pressão sobre a já tensa situação na Península da Coreia. A posição rígida do líder norte-coreano reflete a determinação do país em manter seu programa nuclear e reforçar sua defesa em meio às crescentes tensões na região. A comunidade internacional segue preocupada com as ações do regime de Kim Jong Un e os possíveis desdobramentos desestabilizadores dessas políticas por toda a Ásia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo