Prefeitura de Olinda inaugura primeira etapa do Programa Novo Caminho para reurbanização de ruas e avenidas em Bairro Novo/Casa Caiada.

A Prefeitura de Olinda prepara-se para inaugurar, nesta quarta-feira (27), às 17h, a primeira etapa do Programa Novo Caminho, que tem como objetivo realizar a reurbanização de ruas e avenidas da cidade. O projeto faz parte do desenvolvimento do polo econômico Bairro Novo/Casa Caiada, que inclui os corredores da Avenida Getúlio Vargas e Rua Cândido Pessoa.

De acordo com as diretrizes do projeto, a população será beneficiada com obras de pavimentação, drenagem, novas calçadas, iluminação e sinalização, além do plantio de mudas para arborização dos pontos. A primeira etapa concluída abrange um trecho que corresponde a cerca de 600 metros dos 3,6 quilômetros que compõem a área de requalificação.

Roberto Rocha, secretário executivo de Obras de Olinda, revelou que a requalificação visa desafogar o trânsito, melhorar a drenagem da Praça 12 de Março em períodos de chuva, a acessibilidade das calçadas, arborização, iluminação, e a implementação de semáforos mais novos e modernos.

As obras, que tiveram início em junho deste ano, contaram com um investimento de R$ 55 milhões. A previsão de entrega do projeto está marcada para dezembro de 2024, e inclui a implantação do binário Bairro Novo/Casa Caiada, composto pelas Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, além da Avenida Getúlio Vargas.

Além disso, o projeto prevê a construção de faixas exclusivas para ônibus e uma ciclovia bidirecional na Avenida Getúlio Vargas. Com a conclusão das obras, as mudanças no trânsito serão implementadas.

Com as alterações no trânsito, a Avenida Getúlio Vargas passará a ter sentido único Olinda-Paulista desde a Praça 12 de Março até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas. Já a Rua Cândido Pessoa, também em mão única, terá sentido Recife-Olinda, do Hospital Esperança até o Hospital Tricentenário.

O projeto também prevê que a Rua Cândido Pessoa conte com quatro faixas, sendo uma para ônibus, duas para veículos e uma para ciclovia. A mesma configuração será aplicada à Avenida Getúlio Vargas, que deve contar com uma linha especial para o transporte público. As faixas exclusivas e ciclovia deverão auxiliar na fluidez do trânsito.

Dessa forma, as obras representam um avanço significativo para a mobilidade e acessibilidade na região, além de contribuir para a melhoria do fluxo veicular e a qualidade de vida da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo