Dentre as experiências inovadoras sobre imunização incorporadas na plataforma, algumas originaram-se da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, do Ministério da Saúde. O objetivo desse projeto é promover a qualificação da Política Nacional de Imunização, visando enfrentar os desafios da atualidade e buscar a retomada das altas taxas de cobertura vacinal no país.
Essas ações exemplificam o esforço das equipes de saúde em desenvolver estratégias criativas de vacinação, adaptação de novas tecnologias de saúde e buscando meios inovadores para alcançar populações mais distantes. As campanhas de vacinação têm usado a comunicação em saúde e a educação permanente como ferramentas para o combate à hesitação vacinal, que muitas vezes está ligada à desinformação em redes sociais e à baixa percepção de risco de algumas doenças.
Nesse contexto, é essencial observar que quase 20% das pessoas acreditam que não precisam de vacinas para doenças que não são mais comuns, enquanto 24% consultam fontes das redes sociais antes de tomarem a decisão de se vacinar. Além disso, 72,8% dos entrevistados afirmaram ter medo de efeitos colaterais, enquanto 37,6% afirmaram ter medo de agulha. Esses dados são impactantes e chamam atenção para a importância de ações educativas e informativas acerca da vacinação.
Portanto, as experiências agrupadas na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz constituem um importante registro das estratégias de fortalecimento das ações de imunização, mostrando pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização no SUS. Este é um cenário desafiador, mas a disseminação dessas práticas inovadoras reitera a importância do trabalho conjunto entre profissionais de saúde, gestores e a população para alcançar altas taxas de cobertura vacinal e, assim, garantir a proteção da saúde coletiva.