Presidente espanhol Pedro Sánchez viaja para Bagdá e manifesta apoio à soberania e estabilidade do Iraque em meio a ataques pró-Irã.

O presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, realizou uma visita à Bagdá, capital do Iraque, nesta quinta-feira (28), como forma de expressar seu apoio à soberania e à estabilidade do país. Durante a visita, Sánchez também se reuniu com soldados espanhóis destacados na região, em meio a um contexto de tensões causadas por ataques de grupos pró-Irã contra bases americanas no território iraquiano.

O presidente espanhol reiterou o compromisso de seu país em manter a segurança e a estabilidade no Iraque, destacando a importância de apoiar a unidade, soberania e estabilidade do país. Em uma coletiva de imprensa ao lado de Mohamed Shia al Sudani, líder iraquiano, Sánchez destacou o apoio da coalizão aos esforços do Iraque na luta contra o terrorismo.

Após a coletiva, Sánchez participou de uma reunião com mais de 300 soldados espanhóis que integram a coalizão internacional anti-jihadistas e a missão da Otan liderada pelo general espanhol José Antonio Agüero Martínez. Durante o encontro, o presidente enfatizou o compromisso espanhol com o multilateralismo.

A visita de Sánchez ao Iraque também teve um viés econômico, uma vez que o presidente estava acompanhado de uma delegação de empresários. Durante a passagem pelo país, o líder espanhol manifestou interesse em desenvolver o comércio bilateral, especialmente considerando que mais de 90% das receitas do Iraque provêm do petróleo e do gás. Por sua vez, o líder iraquiano indicou que o país tomará medidas preferenciais em favor das empresas espanholas interessadas em operar no Iraque.

A visita de Sánchez ocorre em um momento crucial para as relações internacionais, em que o Iraque está reavaliando sua relação com a coalizão anti-jihadista. O presidente espanhol se mostrou comprometido em manter o apoio à segurança e estabilidade do Iraque, reforçando a importância do multilateralismo para a Espanha. Sua presença no país também sinaliza um interesse mútuo em promover o desenvolvimento econômico e as relações comerciais entre a Espanha e o Iraque.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo