Rússia e Nasa Prorrogam Acordo para Voos Conjuntos à Estação Espacial Internacional até 2025, Anuncia Roscosmos

Acordo entre Rússia e Nasa prorroga voos conjuntos para a Estação Espacial Internacional até 2025

A Rússia e a Nasa anunciaram um acordo para estender os voos conjuntos para a Estação Espacial Internacional (ISS) até 2025. A agência espacial russa Roscosmos confirmou a extensão do acordo nesta quinta-feira, que garantirá a presença de pelo menos um representante da Roscosmos e da Nasa na estação.

O acordo foi descrito como necessário para manter a confiabilidade do funcionamento geral da ISS. As duas agências espaciais chegaram a um entendimento em 2023 para prorrogar os voos conjuntos por mais dois anos, a fim de assegurar que pelo menos um representante de cada agência esteja presente em seus respectivos setores da estação.

A decisão surge após a Rússia ter anunciado em julho do ano passado os planos de abandonar a ISS a partir de 2024. Apesar do papel fundamental desempenhado pela Rússia para o funcionamento da estação espacial, o país pretende criar sua própria estação espacial, que pode entrar em operação em 2027, segundo o presidente Vladimir Putin.

O projeto da ISS começou em 1998 e é considerado um modelo de cooperação internacional entre Estados Unidos, Rússia, Japão e países europeus. Inicialmente planejada para operar até 2024, a Nasa considera que a ISS pode continuar em funcionamento até 2030.

O acordo de prorrogação dos voos conjuntos para a ISS tem como objetivo manter a parceria entre as agências espaciais russa e norte-americana, apesar dos planos da Rússia de abandonar a estação espacial para criar sua própria. Com a extensão do acordo, a continuidade das operações na ISS está assegurada até pelo menos 2025, garantindo a presença de representantes de ambas as agências espaciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo