SES-PE oferece cursos virtuais sobre cuidado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, por meio da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), está promovendo uma série de cursos voltados para o cuidado integral de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. O lançamento dos quatro cursos livres na modalidade virtual está agendado para esta quinta-feira, 28 de dezembro, às 16h.

Os interessados em participar podem acompanhar a transmissão do evento no canal oficial do Youtube da ESPPE. Além disso, a inscrição será aberta a partir do mesmo dia e pode ser realizada por meio do site oficial da instituição. Os cursos terão carga horária de 80 horas e abordarão diversas temáticas relacionadas ao TEA.

O primeiro curso, intitulado “Atenção às pessoas com transtorno do espectro autista na atenção primária à saúde”, será voltado para profissionais que atuam na atenção primária à saúde. Já o segundo curso, “A prática inclusiva na escola e as pessoas com transtorno do espectro autista”, será direcionado para profissionais que atuam na rede de educação.

O terceiro curso será específico para cuidadores de pessoas com TEA, visando oferecer suporte e orientações para o público que cuida de pessoas com esse transtorno. Por fim, o quarto curso, “Agentes de Segurança na abordagem às pessoas com transtorno do espectro autista”, será desenvolvido para profissionais que atuam como agentes de segurança.

A iniciativa para criação dos cursos contou com um trabalho intrassetorial envolvendo equipes das áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além de parcerias com equipes da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPV), da Secretaria da Mulher (SM) e da Secretaria de Defesa Social (SDS).

A abordagem do curso demonstra a importância de promover a capacitação de profissionais de diferentes áreas que lidam com pessoas com TEA, visando oferecer um atendimento mais qualificado e inclusivo. A ação também reforça o papel do Estado no incentivo à formação continuada e disseminação de informações relevantes sobre o cuidado com pessoas com transtornos do espectro autista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo