Intestino preso: especialista recomenda consumo de ervilhas e magnésio para aliviar constipação

Intestino preso: como a dieta pode ajudar no alívio do problema

A constipação é um problema que afeta muitas pessoas, causando desconforto e impactando a qualidade de vida. Segundo o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK, na sigla em inglês), fezes ressecadas, esforço no banheiro e evacuação duas vezes ou menos vezes por semana são alguns dos sintomas do intestino preso. Embora distúrbios gastrointestinais e no assoalho pélvico sejam apontados como algumas das causas da constipação, a dieta também pode exercer grande influência e ajudar nas pazes com o vaso sanitário.

Um estudo publicado na revista Nutrients revelou que dietas ricas em produtos açucarados e sódio estão associadas a taxas mais altas de intestino preso. Por outro lado, pessoas que se alimentavam com mais grãos integrais, gorduras e vegetais ricos em amido tiveram uma redução na constipação.

Em entrevista ao portal de saúde e bem-estar EatingWell, a nutricionista especializada em dieta à base de plantas, Nichole Dandrea-Russert, afirmou que menos de 5% dos norte-americanos consomem fibra suficiente. “A maioria consome menos de 15 gramas por dia, quando as recomendações mínimas são de 25 gramas por dia para mulheres e 38 gramas por dia para homens”, detalhou a nutricionista.

Para ajudar a regular o trânsito intestinal, Nichole recomenda o consumo de mais ervilhas verdes. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, o vegetal é rico em amido, contendo 25 gramas de carboidratos por xícara cozida. Além disso, as ervilhas verdes têm micronutrientes que podem ajudar a aliviar a constipação.

Além do consumo de ervilhas verdes, a nutricionista destacou a importância da suplementação de magnésio, que já mostrou aliviar a constipação. Um estudo publicado em 2021 na revista Food Science & Nutrition mostrou que o magnésio pode ter um efeito laxante, retirando água do corpo para as fezes, melhorando a frequência e a consistência das fezes. Dandrea-Russert ainda garantiu que ingerir ervilhas auxilia a saúde como um todo, não somente alivia quadros de constipação.

Outros alimentos que ajudam a soltar o intestino incluem quinoa, limão, brócolis, espinafre e aspargos. Portanto, uma dieta equilibrada e rica em fibras, amido e magnésio pode ser a chave para se livrar do intestino preso e ter uma vida mais saudável e confortável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo