Réveillon 2024 pode ser chuvoso em São Paulo e no Rio de Janeiro, aponta previsão do CGE e do Centro de Operações Rio

A virada do ano promete ser chuvosa em algumas regiões do Brasil, com previsão de chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura paulistana, a capital paulista pode ter chuva no momento das comemorações do Réveillon, ainda que de forma fraca. Uma área de baixa pressão deverá causar aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo a partir da tarde deste sábado (30), com possibilidade de pontos isolados de maior intensidade, raios e rajadas de vento, elevando o risco de alagamentos transitáveis.

O CGE prevê muita nebulosidade e precipitação moderada no domingo (31), alternada com períodos de melhoria, condição que deve se manter na noite de Réveillon. Além disso, ventos vindos do oceano devem trazer umidade para a cidade, podendo causar sensação de frio para esta época do ano.

No Rio de Janeiro, o Centro de Operações Rio informa que a aproximação e passagem de uma frente fria sobre o oceano deixará o tempo instável na cidade, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde deste sábado (30), acompanhada de raios e declínio acentuado das temperaturas, além de ventos moderados a fortes. A entrada de umidade do oceano para o continente deverá manter o tempo instável na cidade no domingo e na segunda-feira (1º), com previsão de chuva fraca a moderada de forma contínua ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas em boa parte do Norte do país, com acumulados maiores do que 60 milímetros em diversas regiões. Na Região Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas, que podem superar os 50 mm, enquanto nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes, que devem ultrapassar os 70 mm. Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuvas maiores do que 60 mm no Paraná e Santa Catarina, com previsão de acumulados menores no Rio Grande do Sul.

Assim, a população que pretende celebrar a virada do ano ao ar livre deve se preparar para as possíveis chuvas e tempestades que podem atingir diversas regiões do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo