Cidadão espanhol detido no Irã é libertado após protestos e acusações de interferência estrangeira.

Autoridades iranianas libertam cidadão espanhol que foi preso em outubro de 2022

Neste domingo, 31 de dezembro de 2023, as autoridades iranianas anunciaram a libertação de Santiago Sánchez Cogedor, um turista espanhol que havia sido detido em outubro de 2022, pouco depois de entrar na República Islâmica. A notícia foi comunicada pela rede social X, pela missão diplomática iraniana na Espanha.

De acordo com a embaixada da República Islâmica do Irã, a libertação de Santiago Sánchez Cogedor ocorreu em razão do contexto de relações amistosas e históricas entre os dois países e em pleno cumprimento das leis. A embaixada, no entanto, não forneceu mais detalhes sobre a libertação do turista espanhol.

Santiago Sánchez Cogedor iniciou sua jornada a pé de Alcalá de Henares, nos arredores de Madri, em janeiro de 2022, com o objetivo de chegar ao Catar e assistir à Copa do Mundo. No entanto, sua família deixou de receber notícias suas semanas antes do início do evento esportivo. Em uma publicação no Instagram, Santiago comunicou que estava prestes a entrar no Irã, mas depois, em uma mensagem de áudio para seus pais, revelou que seguiria para Teerã e depois para o porto de Bandar Abbas para pegar um barco para o Catar.

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha informou à família de Santiago que ele havia sido preso, em outubro de 2022. O Irã enfrentava uma onda de protestos na época, relacionados à morte de Mahsa Amini, uma curda-iraniana de 22 anos, que ocorreu dias depois de ela ter sido detida pela polícia da moralidade.

As autoridades iranianas também haviam detido nove estrangeiros, principalmente de Polônia, Itália e França, sob a acusação de relação com os protestos. A situação do turista espanhol estava inserida nesse contexto. No entanto, a notícia sobre sua libertação só foi confirmada recentemente.

Com a libertação de Santiago Sánchez Cogedor, encerra-se o caso do último cidadão espanhol preso no Irã. A notícia é um alívio para sua família e fortalece as relações diplomáticas entre os dois países.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo