Repórter Recife – PE – Brasil

Brasil prorroga exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA até 10 de janeiro, destacando data de chegada.

A partir do dia 10 de janeiro, os turistas provenientes do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos (EUA) precisarão de visto para entrar no Brasil. A exigência inicialmente seria implementada em 1º de outubro de 2023, mas foi prorrogada.

De acordo com o Ministério do Turismo, a decisão leva em conta a data de chegada em território brasileiro, ou seja, os turistas dos três países mencionados que chegarem ao Brasil até 9 de janeiro estarão isentos da necessidade de apresentar o visto.

Anteriormente, a exigência de visto era válida para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, mas foi prorrogada após um acordo Brasil-Japão. Cabe ressaltar que esse acordo estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração, com período de até 90 dias.

Além disso, o Ministério afirmou que ajustes tiveram que ser feitos no processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável por oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países. O novo decreto com as especificações do processo será publicado assim que sua tramitação for finalizada.

A pasta do governo brasileiro reforçou o interesse em negociar acordos de isenção de vistos com as três nações, fundamentados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados.

Essa mudança tem impacto direto no setor de turismo brasileiro, pois poderá influenciar o fluxo de visitantes desses países para o Brasil. Com a medida, é provável que haja uma readequação nas estratégias de captação de turistas e nas iniciativas de marketing para promover destinos turísticos brasileiros nos países afetados.

Espera-se que as negociações entre os governos do Brasil, Canadá, Austrália e Estados Unidos cheguem a um acordo que beneficie ambos os lados e facilite o deslocamento de turistas entre esses países. Afinal, a abertura de fronteiras e a simplificação de processos de entrada de estrangeiros são fundamentais para impulsionar o turismo e a economia dos países envolvidos.

Portanto, a expectativa é que esse novo contexto leve a um diálogo entre os países, visando a facilitação da entrada de turistas estrangeiros no Brasil, de forma a impulsionar o setor turístico e a economia do país.

Sair da versão mobile