Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco anuncia criação de 20 leitos de retaguarda em traumato-ortopedia no município de Araripina.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou a criação de 20 novos leitos de retaguarda em traumato-ortopedia no município de Araripina, no Sertão do Estado. A iniciativa busca aumentar a quantidade de leitos em diferentes regiões do estado, diminuindo assim a necessidade de transferências para unidades de saúde do Recife.

Os leitos foram disponibilizados no Hospital e Maternidade Santa Maria, por meio de um convênio. Com um perfil de atendimento cirúrgico de pacientes adultos, com quadros agudos ou crônicos agudizados, os leitos representam um reforço importante para o sistema de saúde local.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância da regionalização da saúde em Pernambuco. De acordo com ela, o Estado está contratualizando 20 novos leitos de retaguarda para ortopedia que vão ajudar na região, além de cooperar com as cirurgias do Programa Cuida PE para diminuir a demanda reprimida por cirurgias ortopédicas. Para esses novos leitos, o investimento foi de mais de R$ 5 milhões.

Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Maria conta com 303 leitos para atender toda a IV Macrorregião de Saúde, distribuídos em diversas especialidades, sendo 40 leitos de UTI (20 Adulto e 20 pediátricos); 26 leitos materno-infantil; 52 leitos de clínica médica, desses, 40 de retaguarda; 6 leitos de saúde mental; e 31 leitos de clínica cirúrgica. Esses números revelam a importância da unidade para a região.

A diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz, irmã Fátima Alencar, ressaltou a importância do convênio entre a unidade e a SES-PE, pontuando que os leitos representam uma grande conquista, não somente para a Região do Araripe, como para a IV Macro, abrangendo 25 municípios. Ela enfatizou a questão de pacientes que ficam internados aguardando exames para realização de cirurgias, assim como pacientes de casos crônicos.

A abertura desses novos leitos no interior do estado traz melhorias significativas para o atendimento à população pernambucana, fornecendo uma alternativa importante para quem necessita de assistência médica especializada em traumato-ortopedia. A medida contribui para descongestionar os hospitais da capital e oferecer uma alternativa mais próxima e acessível para o tratamento de pacientes com necessidades ortopédicas agudas ou crônicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo