Inmetro aprova projeto para redução de emissões de carbono no transporte rodoviário em parceria com universidades e empresas automotivas

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aprovou um projeto inovador para o desenvolvimento de um sistema de conectividade veicular voltado para a redução das emissões de carbono no transporte rodoviário. A proposta, divulgada nesta terça-feira (3), tem como objetivo auxiliar no avanço de tecnologias de descarbonização para o setor.

Denominado Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular, o programa irá investir inicialmente R$ 18 milhões em projetos colaborativos entre instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva e de tecnologia para gerar soluções de impacto e alcance significativo.

Essa iniciativa conta com a parceria das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE), juntamente com as empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen Do Brasil e FCA Fiat Chrysler.

De acordo com o Inmetro, a solução proposta inclui a utilização de tecnologias disruptivas, como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, para viabilizar a criação de um ambiente sustentável que favoreça a transição para uma frota veicular mais eficiente na utilização de energia e com menor emissão de gases. Nesse contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e empresas em geral são encorajados a adotar práticas ecologicamente responsáveis.

Os recursos para a implementação desse projeto provêm do programa Rota 2030, uma iniciativa do governo federal lançada em 2018, que estabelece diretrizes para a fabricação e comercialização de veículos nacionais ao longo dos próximos 15 anos.

Com essa aprovação, o Inmetro e seus parceiros pretendem impulsionar a inovação no setor de transporte rodoviário, promovendo a redução das emissões de carbono e fomentando a utilização de tecnologias mais limpas e sustentáveis. A expectativa é de que os resultados desse projeto contribuam significativamente para a transição para uma mobilidade mais amigável ao meio ambiente e para a diminuição do impacto ambiental causado pelo transporte rodoviário.

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