Número de desfiles de blocos no carnaval do Rio de Janeiro é menor que no ano passado, revela Riotur.

O carnaval de rua no Rio de Janeiro promete ser um grande sucesso em 2024, com um total de 453 desfiles de blocos programados para acontecer. Esse número representa uma redução em relação ao ano passado, quando 456 desfiles foram cadastrados. A Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur) anunciou esses números em uma entrevista à Agência Brasil na última quinta-feira (4).

De acordo com o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a diminuição no número de desfiles se deve à falta de incentivo por parte da iniciativa privada e a decisões individuais dos blocos. Ele também reconheceu que houve uma redução no número de desfiles devido à necessidade de aprovação pelas autoridades estaduais, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A Riotur recebeu um total de 698 pedidos de inscrições de blocos para desfilar, um aumento em relação ao ano anterior. Após análise com todos os órgãos da prefeitura, foram definidos preliminarmente 453 desfiles que receberão autorização para desfilar.

A região do Rio com o maior número de desfiles autorizados pela prefeitura será o centro da cidade, que contará com 128 apresentações, seguido pela zona sul com 98 desfiles e a zona norte com 60 desfiles. Outros bairros da região terão 56 apresentações, enquanto as ilhas de Paquetá e do Governador contarão com 34 desfiles oficiais. Além disso, a Riotur autorizou 27 desfiles na região de Bangu e 12 cortejos nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Além dos desfiles tradicionais, os chamados megablocos também ganharão destaque. Dez megablocos foram autorizados para desfilar em 2024, sendo uma novidade a volta da cantora Preta Gil após tratamento médico.

Ronnie Costa ressaltou que o carnaval contará com melhorias na infraestrutura, segurança e logística, incluindo mais câmeras de reconhecimento facial, postos médicos espalhados pela cidade, banheiros químicos posicionados nas áreas de desfiles, segurança pública reforçada e até um aplicativo para facilitar a vida do folião carioca e dos turistas que participarão da festa.

A expectativa é que cerca de 5 milhões de foliões participem do carnaval de rua do Rio, que terá início no dia 20 de janeiro e contará com atrações até o dia 18 de fevereiro. Este será um dos maiores eventos da cidade, com uma programação repleta de atividades para todos os gostos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo