Dia de Reis: tradição centenária dos grupos de cantores e instrumentistas nas ruas brasileiras em homenagem aos três reis magos.

Neste sábado (6) foi celebrado o Dia de Reis, uma tradição antiga na cultura brasileira que marca a passagem das folias pelas ruas. Grupos de cantadores e instrumentistas se reúnem para entoar versos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Com vestimentas caracterizadas e diversos instrumentos musicais, esses grupos passam de casa em casa, cantando e dançando em adoração aos reis magos.

Os três reis magos, convertidos em santos pela Igreja Católica, teriam viajado do Oriente guiados por uma estrela, e levaram consigo três presentes: ouro, incenso e mirra, símbolos de realeza, imortalidade e espiritualidade. Para os devotos, o dia da chegada dos reis magos marca o fim das celebrações de Natal, que têm início quatro domingos antes do dia 25 de dezembro, data atribuída ao nascimento de Jesus Cristo.

A tradição da Folia de Reis, trazida para o Brasil durante o período colonial, manifesta-se de diversas formas nas diferentes regiões do país. Os grupos de cantadores, chamados de Terno de Reis ou Reisado, percorrem as ruas recolhendo donativos para os mais necessitados ou cumprindo promessas feitas aos santos de devoção, além de entoar louvores a um santo específico.

A preservação desta tradição é tão importante que o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) cadastrou mais de 1,6 mil grupos em cerca de 400 municípios de todas as regiões de Minas Gerais, considerando-as, desde 2017, patrimônio cultural de natureza imaterial. Além disso, existe um pedido de reconhecimento para três manifestações: Reisados de Pernambuco, Folias de Reis Fluminenses e Folias de Reis do Estado de São Paulo.

Buscando atualizar as informações sobre as Folias de Reis, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu um edital para selecionar organizações que realizarão pesquisa e documentação que irão subsidiar o processo de registro dos Reisados e das Folias de Reis. O trabalho deverá trazer informações sobre os grupos atuantes e suas diversidades atuais e históricas.

Esses estudos são fundamentais para a manutenção e preservação da cultura brasileira e estão disponíveis em diversos estados do país, especialmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Mesmo com a passagem dos anos, a tradição das folias de reis continua viva e mantém viva a conexão com a cultura popular brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo