Um ano após tentativa de golpe, presidente Lula convoca sociedade para manter viva a memória do 8 de janeiro e garantir a democracia.

No aniversário de um ano do dia 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou as redes sociais para reforçar a importância da memória da sociedade na construção e manutenção da democracia no país. Em um vídeo postado, ele ressaltou que a data representa a tentativa de golpe de Estado e afirmou: “Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.”

Além disso, Lula também compartilhou fotos do Congresso Nacional onde foram projetadas imagens da Bandeira do Brasil e a frase “democracia que nos une”, em uma preparação para o evento “Democracia Inabalada”, que acontecerá às 15h de hoje no Congresso Nacional, contando com a presença de líderes dos Três Poderes, parlamentares, ministros de Estado e representantes de organizações da sociedade.

O objetivo do evento é reafirmar a força da democracia e restituir ao patrimônio público os itens depredados e vandalizados durante a tentativa de golpe, quando um grupo de oposição invadiu e depredou as sedes e os símbolos do Executivo, Legislativo e Judiciário, insatisfeitos com o resultado das eleições.

Além do evento no Congresso Nacional, uma série de atos promovidos por movimentos sociais em todo o país marcará a data. O presidente Lula convidou os brasileiros a relembrar o dia em que “os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”, e gritar em alto e bom som: “liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!”.

Dessa forma, Lula reforça a importância de manter viva a memória desse dia como forma de garantir a manutenção da democracia no Brasil, destacando a importância da participação e engajamento da sociedade na preservação desse valor fundamental para a sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo