Estudo revela que o sono reinicia o “sistema operativo” do cérebro, revela pesquisa da Universidade de Washington.

Dormir vai além de apenas descansar. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, em St. Louis (EUA), forneceu a primeira evidência direta que pode responder a essa pergunta. A pesquisa revelou que o sono ajuda a reiniciar o “sistema operativo” do cérebro, devolvendo-o a um estado ideal para otimizar o pensamento e o processamento, vendo o cérebro como um computador biológico cujos recursos são esgotados durante a vigília.

O estudo, publicado recentemente na revista Nature Neuroscience, confirmou que, de fato, o cérebro age de maneira semelhante a um computador complexo. Ambos usam sinais elétricos para transmitir informações, a memória de longo prazo é como um disco rígido para armazenamento e recuperação, e os neurônios são semelhantes a circuitos.

Os pesquisadores combinaram física e biologia no novo estudo. A física tem um conceito chamado “criticidade”, que descreve um sistema complexo que existe no ponto de inflexão entre a ordem e o caos. A equipe da Universidade de Washington teorizou que o cérebro age de forma semelhante.

Para testar a teoria sobre o papel da criticidade no sono, os investigadores acompanharam o aumento de muitos neurônios no cérebro de ratos jovens à medida que cumpriam as suas rotinas normais de sono e vigília. Segundo Keith Hengen, autor correspondente do estudo, essas cascatas, também chamadas de avalanches neurais, refletem como a informação flui através do cérebro.

Os resultados sugerem que cada momento de vigília afasta os circuitos cerebrais relevantes da criticidade, e o sono ajuda a reiniciar o cérebro. De acordo com Hengen, quando o tamanho das cascatas foi reduzido até certo ponto, o sono não estava longe.

A importância do sono vai além do simples descanso. A qualidade do sono impacta diretamente na saúde e no ideal funcionamento do cérebro. Portanto, garantir uma boa noite de sono é crucial para manter o bem-estar e o funcionamento cognitivo em dia. A revolução no campo do estudo do sono revela cada vez mais a importância fundamental de uma boa noite de sono.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo