Problemas sérios durante voo tornam impossível pouso suave na Lua para módulo lunar americano, declara empresa Astrobotic.

A empresa Astrobotic anunciou que o módulo lunar privado americano que decolou na última segunda-feira (8) teve sérios problemas durante o voo e não terá “nenhuma possibilidade” de realizar um pouso suave na Lua. De acordo com a declaração da empresa, um vazamento de combustível ocorreu e, consequentemente, não há possibilidade de um pouso suave no satélite natural.

Essa missão, se bem-sucedida, seria a primeira a pousar um módulo americano na Lua desde o fim do programa Apollo, que ocorreu há mais de 50 anos. A Astrobotic também pretendia ser a primeira empresa privada a realizar com sucesso um pouso na Lua.

Apesar do fracasso em concretizar o pouso, a Astrobotic informou que ainda há bastante combustível para continuar operando o veículo como uma nave. Eles estimam que o combustível acabará em cerca de 40 horas. Além disso, a jovem empresa com sede na Pensilvânia segue recebendo dados valiosos para sua próxima tentativa de alunissagem.

O módulo lunar, chamado de Peregrine, decolou da Flórida na última segunda-feira, anexado a um novo foguete Vulcan Centaur do grupo industrial ULA. Desenvolvido pela Astrobotic com apoio financeiro da Nasa, o dispositivo foi contratado para transportar material específico à Lua.

Vale ressaltar que, nos últimos anos, missões privadas de Israel e Japão, assim como uma tentativa recente da agência espacial russa, falharam na tentativa de pousar na Lua. Até agora, apenas agências espaciais nacionais conseguiram realizar uma alunissagem suave no satélite natural da Terra, como a União Soviética, os Estados Unidos, China e Índia.

Diante desse cenário, a Astrobotic segue trabalhando para obter o sucesso esperado em sua próxima tentativa de pousar na Lua. A empresa espera superar as adversidades e contribuir para o avanço da exploração espacial na busca por superar os obstáculos que surgem nesse desafio tão grandioso e significativo para a humanidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo