Governo federal anuncia concurso público unificado com 6,6 mil vagas e início das inscrições em breve. Confira todos os detalhes!

O governo federal anunciou na tarde desta quarta-feira (10), o lançamento de oito editais para o Concurso Nacional Unificado, que visam preencher 6,6 mil vagas em 21 órgãos federais. As informações sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas já estão disponíveis para consulta.

Os editais, que foram publicados à noite, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, podem ser acessados pelo público interessado. As inscrições para o concurso começam no próximo dia 19 e vão até o dia 6 de fevereiro e serão feitas exclusivamente pelo Portal Gov.br. As taxas de inscrição custam R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

O concurso oferece vagas para diversos blocos temáticos, incluindo Infraestrutura, Exatas e Engenharia, Tecnologia, Dados e Informações, Ambiental, Agrário e Biológicas, Trabalho e Saúde do Servidor, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Setores Econômicos e Regulação, Gestão Governamental e Administração Pública, e Nível Intermediário.

Além disso, a reserva de vagas para pessoas negras é de 20%, 5% para pessoas com deficiência, e 30% para indígenas nos cargos para a Funai. O cronograma do concurso prevê a aplicação das provas para o dia 5 de maio de 2024, com a divulgação dos resultados finais prevista para o dia 30 de julho do mesmo ano.

A escolha das vagas será feita em quatro etapas, as provas terão duração de 2h30 e serão realizadas nos turnos da manhã e tarde. A organização do concurso ficará a cargo da Fundação Cesgranrio.

Os interessados em participar do concurso podem conferir os editais e obter mais informações através do site do Diário Oficial da União ou do Portal Gov.br. Vale lembrar que será permitida apenas uma inscrição por CPF, e que há possibilidade de isenção de taxa para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni e do Fies.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo