Plataforma “Não Me Perturbe” fecha 2023 com 12 milhões de números cadastrados, representando quase 975 mil a mais que em 2022.

A plataforma “Não Me Perturbe” fechou 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados. Esses dados representam um crescimento de 974.902 números em relação a 2022, segundo aponta a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade.

O número de cadastros equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil. Lançada em julho de 2019, a plataforma permite que os usuários bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

É importante ressaltar que o mecanismo não bloqueia ligações de planos de saúde ou de redes varejistas, por exemplo. Aqueles que desejam bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores devem se cadastrar diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. Após o cadastramento, o bloqueio ocorre em até 30 dias.

Os números registrados estão concentrados em sua maioria no estado de São Paulo, com 5,52 milhões de números. Além disso, São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 85 milhões de celulares e telefones fixos. Já o Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 8,2% da base de telefones fixos e móveis do DF.

A plataforma “Não Me Perturbe” foi implementada em 2019 como uma das medidas de autorregulação do setor para aprimorar a relação com os consumidores. Ao longo dos anos, o número de usuários cadastrados tem crescido progressivamente e superou a marca de 10 milhões em 2022. Além disso, em outubro do ano passado, o volume de queixas relatadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 15,2% em relação ao mesmo mês no ano anterior.

Esses números revelam a importância e o impacto positivo da plataforma “Não Me Perturbe” na redução do incômodo causado pelas chamadas indesejadas de telemarketing. A iniciativa demonstra um avanço significativo nas relações entre consumidores e empresas do setor de telecomunicações e de crédito consignado.

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