IPCA fecha 2023 com alta acumulada de 4,62%, mas fica dentro do intervalo da meta da inflação, mostra IBGE

A inflação do país encerrou o ano de 2023 com um aumento acumulado de 4,62%, de acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (11). O índice, que mede a inflação oficial do país, fechou o mês de dezembro com um aumento de 0,56%, impulsionado principalmente pelos aumentos nos preços de alimentos e bebidas.

De acordo com o IPCA, todos os nove grupos de produtos e serviços analisados na pesquisa registraram aumento em dezembro. O maior aumento foi observado no grupo de alimentação e bebidas, que teve um aumento de 1,11%, sendo o grupo que exerceu o maior impacto sobre o índice geral, contribuindo com 0,23 ponto percentual para a inflação do mês. O aumento nos preços de alimentos como batata-inglesa (19,09%), feijão-carioca (13,79%), arroz (5,81%) e frutas (3,37%) contribuiu significativamente para o aumento da inflação.

Segundo o gerente do IPCA, André Almeida, fatores climáticos, como o aumento da temperatura e do volume de chuvas em diversas regiões do país, influenciaram a produção de alimentos, especialmente os alimentos in natura, como tubérculos, hortaliças e frutas, que são mais sensíveis às variações climáticas. O pesquisador também destacou que o clima desfavorável impactou na produção do arroz e que a redução da área plantada, o clima adverso e o aumento do custo de fertilizantes contribuíram para o aumento nos preços do feijão.

Além dos alimentos, o grupo de transportes também teve um aumento de 0,48% em dezembro, com destaque para o aumento nas passagens aéreas (8,87%). No entanto, os combustíveis como óleo diesel, etanol, gasolina e gás veicular tiveram deflação, o que ajudou a segurar o resultado no índice do mês. No grupo de habitação, a energia elétrica residencial, a taxa de água e esgoto e o gás encanado foram os destaques em relação aos aumentos de preços.

Além disso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) também registrou um aumento de 0,55% em dezembro, com um aumento acumulado de 3,71% no ano, abaixo do registrado no ano anterior (5,93%), de acordo com o pesquisador responsável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo