Alerta: Grande volume de chuva atinge Sudeste nos próximos dias, com possibilidade de até 300 mm em áreas específicas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está alertando para a ocorrência de um grande volume de chuva nos próximos dias em áreas do Sudeste do Brasil. A causa desse fenômeno é o aumento da convergência de umidade sobre a região, o que deverá potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em alguns estados.

De acordo com a previsão do Inmet para esta sexta-feira (12), a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado em níveis médios e baixos da atmosfera vai resultar em chuvas intensas em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A chuva forte e volumosa atingirá especialmente a faixa litorânea, o leste e a região do Vale do Paraíba em São Paulo; o sul/sudoeste e a Zona da Mata em Minas Gerais; e o centro-sul do Rio de Janeiro.

Existe a possibilidade de volumes diários em torno de 100 mm em áreas do litoral de São Paulo e da divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, de forma localizada. Além disso, a partir deste sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a convergência de umidade sobre o leste da Região Sudeste, o que deve manter esse padrão até pelo menos a próxima segunda-feira (15).

Segundo a previsão do Inmet, nos próximos cinco dias, o modelo COSMO indica totais de chuva em pontos do litoral paulista, no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, podendo ficar em torno de 200 mm. De forma localizada, pode chover até 300 mm. A presença das serras do Mar e da Mantiqueira na região pode reforçar a instabilidade, provocando transtornos em algumas localidades.

Com base nessas previsões, as autoridades locais devem estar atentas e tomar as devidas precauções, uma vez que volumes tão elevados de chuva podem resultar em inundações, enxurradas e deslizamentos de terra em áreas sensíveis. Populações próximas a encostas e regiões de baixada devem redobrar a atenção. As autoridades, por sua vez, podem adotar medidas preventivas para minimizar os impactos dessa situação climática no Sudeste do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo