Lauro Sodré entra para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria através da Lei 14.805 promulgada nesta sexta-feira.

O ex-senador e ex-governador do Pará, Lauro Nina Sodré e Silva, teve sua entrada oficial no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria garantida pela sanção da Lei 14.805, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (12). Essa conquista veio através do Projeto de Lei 428/2021, apresentado pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), e aprovado em maio de 2022 na Comissão de Educação (CE) do Senado.

Lauro Nina Sodré e Silva nasceu em Belém em 1858 e fez parte da Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, onde foi influenciado a se tornar um republicano após ter Benjamin Constant como professor. Após a Proclamação da República em 1889, ocupou cargos importantes no Ministério da Guerra e na Secretaria de Estado da Instrução Pública, Correios e Telégrafos. Além disso, foi eleito deputado e governador do Pará, tomando uma postura contrária ao golpe de Marechal Deodoro da Fonseca na dissolução do Congresso Nacional.

Ao longo de sua vida, Lauro Nina Sodré e Silva foi eleito senador, candidato à presidência da República e assumiu o cargo de governador do Pará por mais de uma vez. Foi reformado no posto de general após 37 anos de serviço no Exército e encerrou sua vida política em 1930.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é uma forma de homenagear brasileiros ou grupos de brasileiros que se dedicaram excepcionalmente em defesa e construção do país. Este livro está situado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A inscrição de Lauro Nina Sodré e Silva no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um reconhecimento merecido pela sua contribuição significativa para a história e construção do Brasil. Sua trajetória política e militar, bem como sua firmeza em defesa das instituições durante um período de grande turbulência política, demonstram sua relevância para a história do país. Essa homenagem póstuma garante que seu legado e sacrifícios sejam lembrados e honrados, além de servir como inspiração para as gerações futuras. A entrada de Lauro Nina Sodré e Silva no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um momento importante para o reconhecimento da história do Brasil e daqueles que contribuíram para a sua construção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo