Procurador-geral do MPC-PE, Ricardo Alexandre Almeida, toma posse em cerimônia na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Na próxima terça-feira, 16 de janeiro, às 10h, o auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da União, será palco da posse solene do procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Ricardo Alexandre de Almeida. Ele foi eleito pela unanimidade dos membros do MPC-PE e nomeado pela governadora Raquel Lyra em novembro de 2023.

Ricardo Alexandre de Almeida expressou sua gratidão pela confiança dos membros do Ministério Público de Contas e reforçou seu compromisso em atuar em total sintonia com todos os procuradores de Contas de forma ampla e democrática. Ele enfatizou a importância de trabalhar em sintonia e integração para construir um Controle Externo cada vez mais forte e atuante.

O procurador do MPC-PE, Ricardo Alexandre de Almeida, é natural de Campina Grande, na Paraíba, e foi nomeado em 2005. Ele possui aprovação em diversos concursos, incluindo Técnico de Finanças e Controle da Secretaria Federal de Controle Interno, Técnico de Finanças e Controle – Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Técnico da Receita Federal, Auditor-fiscal da Receita Federal, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União e Procurador-Consultivo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Além disso, Ricardo Alexandre é autor do livro “Direito Tributário”, coautor da obra “Direito Administrativo”, professor de Pós-Graduação e de Cursos Preparatórios para concursos, e também palestrante em diversos congressos e seminários.

A posse solene é um momento marcante na trajetória de Ricardo Alexandre de Almeida e representa um marco importante tanto para o Ministério Público de Contas quanto para a governadora Raquel Lyra. A cerimônia promete reunir autoridades, membros do Ministério Público, servidores públicos e representantes da sociedade civil, demonstrando a relevância e o impacto do cargo de procurador-geral do MPC-PE.

A expectativa é de que a atuação de Ricardo Alexandre seja marcada pela busca constante pela transparência, integridade e eficiência na gestão dos recursos públicos, fortalecendo o papel do Ministério Público de Contas como órgão de controle e fiscalização. Sua experiência e qualificações profissionais certamente o capacitam para enfrentar os desafios e cumprir com excelência as responsabilidades inerentes ao cargo de procurador-geral do MPC-PE.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo