GDF decreta estado de emergência no DF devido às fortes chuvas, mobilizando equipes de órgãos para atendimento à população.

Governo do Distrito Federal decreta estado de emergência devido às chuvas

Nesta sexta-feira (12), o Governo do Distrito Federal (GDF) decretou estado de emergência em todo o DF devido às fortes chuvas que têm atingido a região. O Decreto nº 45.405 determina a prontidão de 24 horas por dia das equipes de 14 órgãos, incluindo o Corpo de Bombeiros, Serviço de Limpeza Urbana, empresas fornecedoras de luz, água e saneamento, e a companhia de urbanização, para atendimento às pessoas em situações de risco.

Conforme o ato, os órgãos convocados devem disponibilizar veículos, equipamentos, maquinários diversos e insumos sempre que necessários. Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social deve prestar assistência a pessoas em vulnerabilidade social durante o período de chuva.

As regiões administrativas do Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, São Sebastião, Jardim Botânico, Estrutural/Scia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Fercal, Arniqueira e Itapoã têm sido as áreas mais impactadas pelas chuvas neste mês. A Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, a 15 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, tem sido um dos locais mais afetados.

O transbordamento do córrego Riacho Fundo tem causado transtornos à região, atingindo diversas casas que sofrem com a alta do nível da água. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo é que Brasília terá um céu com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Neste sábado, a temperatura oscila entre 20°C e 28°C; e no domingo a mínima será de 19°C e a máxima, 28°C.

O decreto do GDF e os impactos das chuvas na região foram noticiados pela Agência Brasil, que destacou a situação crítica vivenciada pela população do DF. A medida visa garantir a prontidão dos órgãos envolvidos para o atendimento emergencial à população afetada pelas chuvas.

Além disso, outras regiões do país também têm sido impactadas pelas fortes chuvas, como a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Sul e Norte de Pernambuco, onde a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta de Estado de Observação. Também houve o resgate, por terra, dos corpos das vítimas de uma queda de helicóptero em uma mata de São Paulo.

Portanto, as autoridades estão mobilizadas para prestar assistência e atuação em situações de risco em decorrência das chuvas em diferentes localidades do país. O GDF e demais órgãos estão atentos para garantir a segurança e o apoio às comunidades afetadas, garantindo a prontidão e o atendimento necessário diante desse cenário desafiador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo