Chuva contínua provoca transtornos e deixa Rio de Janeiro em estágio de atenção 4, segundo prefeitura

A cidade do Rio de Janeiro enfrentou um fim de semana de transtornos devido à chuva contínua que atingiu a região desde sábado (13). A zona norte da capital fluminense foi a mais afetada, levando o Centro de Operações Rio a elevar o estágio de atenção para o nível 4, segundo informações da prefeitura. A recomendação é para que as pessoas evitem se deslocar pela cidade e permaneçam em locais seguros.

As fortes chuvas estão relacionadas à influência do fenômeno climático El Niño, que pode intensificar ainda mais os temporais neste verão. O município chegou ao estágio 4 de atenção nas primeiras horas desse domingo, com destaque para a ocorrência de chuva recorde em Anchieta, onde 259,2mm de chuva foram registrados em 24 horas. A Defesa Civil Municipal acionou 29 sirenes em 16 comunidades e orientou os moradores a deixarem suas casas.

Além das sirenes acionadas, seis quedas de árvores e 25 bolsões d’água foram registrados pela prefeitura. A operação de linhas de ônibus também sofreu impactos devido às fortes chuvas, com operação irregular em diferentes pontos da cidade, incluindo alagamentos e bolsões d’água. A situação foi agravada pelo transbordamento do Rio Acari.

O Alerta Rio prevê que ainda haverá chuva fraca a moderada neste domingo, com céu predominantemente nublado e ventos fracos a moderados. As temperaturas devem permanecer estáveis, variando entre 23°C e 31°C. Por outro lado, a previsão para segunda-feira (15) e terça-feira (16) é de redução da nebulosidade e ausência de chuva, com temperaturas em elevação e ventos fracos a moderados.

Em Niterói, cidade vizinha à região metropolitana do Rio de Janeiro, o registro de chuva foi o mais alto desde que a medição começou, com 120,2mm em apenas uma hora, representando mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro, de acordo com a prefeitura. A situação na cidade também foi crítica devido às fortes chuvas.

Os danos e transtornos causados pelas chuvas demonstram a necessidade de medidas preventivas e de infraestrutura por parte dos órgãos competentes, visando minimizar os impactos de fenômenos climáticos extremos. A população precisa estar atenta e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança em momentos como esse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo