Repórter Recife – PE – Brasil

Chuvas intensas no Grande Rio e São Paulo evidenciam fragilidade das grandes cidades brasileiras diante do clima

As chuvas que atingiram o Rio de Janeiro neste fim de semana deixaram a cidade em estado de alerta. Vários bairros do Grande Rio foram afetados pelas fortes chuvas, que resultaram em inundações e deslizamentos. Segundo informações do Alerta Rio, o bairro de Anchieta registrou um acumulado de 259,2 mm em 24 horas, enquanto a Rocinha, em abril de 2019, teve um acumulado de 343,4 mm no mesmo período. Já em abril de 2010, o bairro do Sumaré alcançou o recorde de 360,2 mm em 24 horas. Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro tem enfrentado episódios frequentes de chuvas intensas, com nove registros de chuvas superiores a 289 mm em 24 horas desde 2019.

Enquanto isso, São Paulo também tem sido impactada por fortes tempestades, com chuvas registradas em 18 de fevereiro de 2023, em Bertioga, atingindo 715 mm em 24 horas, o maior acumulado do Brasil. No entanto, não é apenas o volume extremo de chuva que tem causado transtornos. Os impactos das chuvas revelam a falta de resiliência das grandes cidades brasileiras diante do clima.

Um exemplo recente disso é o desastre em Petrópolis, no dia 15 de fevereiro de 2022, quando 233 pessoas perderam suas vidas devido a um volume de 250 mm de chuva em apenas três horas. Já em março de 2022, a cidade sofreu com um volume ainda mais expressivo, alcançando 534,4 mm em 24 horas.

Esse cenário reflete a urgência em aumentar a resiliência das cidades diante de eventos climáticos extremos. É importante considerar que a mudança climática está tornando os extremos climáticos cada vez mais frequentes, o que demanda ações efetivas para garantir a segurança da população.

O alerta meteorológico é uma ferramenta importante para salvar vidas, mas é preciso ir além. É necessário repensar o povoamento em áreas de risco, aprimorar as redes de escoamento, fortalecer a rede de energia e o sistema de transportes. Em ano eleitoral, o tema da resiliência urbana é uma questão que precisa ser urgentemente endereçada pelas autoridades, visando à segurança e sobrevivência das cidades brasileiras diante dos desafios impostos pelo clima.

Sair da versão mobile