Celebrações pré-carnavalescas têm início em Pernambuco com festival e evento tradicionais em homenagem a artistas locais

O Carnaval 2024 já começou em Pernambuco. Faltando menos de um mês para o início do evento festivo, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), já está promovendo celebrações da folia de Momo com programações gratuitas em diversas regiões do Estado. O governo também está contratando artistas para a programação do Carnaval de Pernambuco, por meio de um edital que registrou uma grande participação de interessados.

Neste fim de semana, diversas ações pré-carnavalescas estão programadas em diferentes pontos do estado. Destacam-se na grade deste fim de semana os eventos “Águas de Oxalá”, que acontece na Rua do Bonfim, em Olinda, e o “Festival O Canto da Sereia”, que ocorre na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá, em comemoração aos 80 anos de Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco e homenageada do Carnaval pernambucano deste ano – juntamente com Alceu Valença e Claudionor Germano.

O Festival O Canto da Sereia presta homenagem à Lia de Itamaracá, uma artista que carrega os símbolos de um Brasil profundo e que é um ícone da cultura popular de Pernambuco. Com 80 anos de vida, Lia se mostra muito feliz e agradecida por receber essa homenagem em vida. O evento conta com uma programação especial que dialoga com diversas formas de arte, desde música até dança, passando por religiosidade, audiovisual, moda, literatura e muita festa.

Já Águas de Oxalá é uma tradição do calendário turístico-cultural de Olinda e chega à sua 44ª edição neste domingo. O evento promove uma festa para sacralizar a cidade de Olinda e trazer bênçãos a todos os turistas e pessoas que guardam as tradições de culto ao divino em suas diferentes expressões.

Além das festividades pré-carnavalescas, o Edital de Convocatória do Ciclo Carnavalesco 2024, lançado pela Secult-PE e Fundarpe, contou com uma grande participação, com mais de 1,5 mil inscrições e 1,3 mil habilitadas. Isso indica que o Carnaval de Pernambuco promete ser ainda maior e mais inclusivo do que nos anos anteriores. A gerente de Produção e Ações Culturais da Fundarpe, Carla Pereira, comemorou o alto número de inscrições, celebrando um Carnaval que não se explica, mas se vive. Com a programação já em andamento e o número significativo de inscrições para participação, o Carnaval de 2024 promete ser um grande sucesso em Pernambuco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo