Repórter Recife – PE – Brasil

Resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça-feira (16) com acesso por meio da Página do Participante.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 serão divulgados nesta terça-feira (16). Mais de 3,9 milhões de estudantes participaram das provas e estão na expectativa para saber como se saíram.

A divulgação será feita exclusivamente através da Página do Participante, usando o login único da plataforma gov.br. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) informou que as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março.

Mas a nota não é o único critério avaliado, já que o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. É importante lembrar que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que fatores como fuga ao tema, tamanho menor que sete linhas, trecho desconectado do tema proposto, não obedecer à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame podem resultar em nota zero.

O Enem não é apenas uma avaliação para ingresso na educação superior. Ele também é utilizado como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servir de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nesse contexto, o exame representa um marco na vida dos estudantes, pois pode abrir portas para diversas oportunidades educacionais, além de ser um importante termômetro para entender e avaliar o nível de ensino no Brasil.

Portanto, para os milhões de participantes do Enem 2023, a espera está prestes a terminar, e a ansiedade pela divulgação das notas e redações está cada vez maior. O resultado pode ser um divisor de águas na vida desses estudantes, determinando o seu futuro acadêmico e profissional. A partir de agora é aguardar até a terça-feira para conhecer os resultados e as possíveis repercussões que ele pode trazer para a vida dos participantes.

Sair da versão mobile