Atirador que matou cinco pessoas em boate LGBTQ+ é acusado de crimes de ódio nos EUA e negocia acordo de declaração de culpabilidade.

No último dia 16 de novembro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que Anderson Lee Aldrich, o homem responsável por matar cinco pessoas a tiros em uma boate LGBTQ+ no Colorado em 2022, foi acusado de crimes de ódio na esfera federal. O ataque ocorreu em 19 de novembro de 2022, quando Aldrich, que se identifica como não-binário, invadiu o Clube Q na cidade de Colorado Springs, no noroeste do país, e abriu fogo contra os clientes, resultando em cinco mortos e 19 feridos.

Aldrich, que atualmente tem 23 anos, havia sido condenado em junho passado pela justiça estadual a cinco penas de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Agora, ele enfrenta acusações federais por crimes de ódio e violações do uso e porte de armas. Inicialmente, o acusado, que está preso em Wyoming, declarou-se inocente, mas, de acordo com informações do Departamento de Justiça, solicitou que o tribunal agendasse uma audiência de mudança de declaração.

O Departamento de Justiça também informou que existe um acordo de declaração de culpabilidade negociado, no qual o acusado teria concordado em se declarar culpado de todas as acusações. A imprensa local especula que esse acordo pode ter como objetivo evitar a pena de morte, embora a data da audiência ainda não tenha sido definida.

Essas ações têm gerado um intenso debate no país a respeito dos crimes de ódio e violência contra a comunidade LGBTQ+. O ataque na boate em Colorado Springs evidenciou a necessidade de se combater atos de violência motivados por preconceito e ódio, e as acusações federais contra Aldrich representam um passo importante nesse sentido.

As autoridades estão trabalhando para garantir que a justiça seja feita e que casos como esse não se repitam no futuro. A comunidade LGBTQ+ e seus aliados estão acompanhando de perto o desenrolar desse caso, à medida que buscam justiça e segurança para as pessoas que fazem parte dessa comunidade. A tensão é alta, e a expectativa é que o desfecho desse julgamento traga um pouco mais de tranquilidade para todos os envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo