Expansão da Refinaria Abreu e Lima pretende ampliar em até 40% produção nacional de diesel e gerar até 30 mil empregos.

Com um investimento estimado em US$ 17 bilhões nos próximos quatro anos, a expansão da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, tem como objetivo aumentar em até 40% a produção nacional de diesel, sendo que esse incremento chegará a 13 milhões de litros diários de diesel S10, com baixo teor de enxofre.

A Petrobras, responsável pelo empreendimento, anunciou em coletiva de imprensa no Recife que as obras de expansão e toda a cadeia produtiva deverão gerar cerca de 30 mil empregos até 2028. A refinaria teve sua expansão incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no plano de negócios da estatal.

As obras de ampliação das instalações do Trem 1 da refinaria estão programadas para começar nos próximos meses e têm previsão de término para o primeiro trimestre de 2025. Enquanto isso, as obras do Trem 2 devem ter início no segundo semestre deste ano e a conclusão está prevista apenas para 2028. Com este projeto, a refinaria poderá processar 260 mil barris de petróleo adicionais por dia.

De acordo com a Petrobras, a refinaria vai ganhar uma nova unidade SNOX, que será a primeira instalação do refino brasileiro a permitir a transformação de óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. Essa fase da expansão, que já está em andamento, tem previsão de conclusão ainda este ano.

Entretanto, é importante destacar que a construção da refinaria foi um dos alvos principais da Operação Lava Jato e teve suas investigações relacionadas a problemas como contratos superfaturados e desvio de recursos da obra. O projeto foi concluído com valor muito superior ao inicialmente previsto.

Durante a coletiva, o gerente-geral da refinaria, Márcio Maia, anunciou que a Petrobras pretende recontratar trabalhadores pernambucanos que participaram da construção do complexo, que iniciou em 2005 e foi paralisada em 2015. A intenção é contatar trabalhadores nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, sem a necessidade de buscar mão de obra em outros estados.

Além disso, a Petrobras lançou o Programa Autonomia e Renda, que oferecerá cursos de formação inicial continuada (FIC) e cursos técnicos a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, priorizando grupos minorizados. Os participantes receberão bolsa-auxílio durante os cursos e serão oferecidos temas como reforço de português e matemática, conteúdo obrigatório de Segurança, Meio Ambiente Saúde (SMS) e desenvolvimento de competências socioemocionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo