Lei 14.819 é sancionada, instituindo Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares

Foi sancionada a Lei 14.819, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. O projeto, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), teve como relator o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que ressaltou a importância da promoção da saúde mental e da cultura de paz no contexto escolar.

A Lei 14.819, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, foi sancionada recentemente. O projeto que deu origem à lei, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), teve como relator o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que destacou a importância da promoção da saúde mental e da cultura de paz no ambiente escolar.

De acordo com a nova lei, as escolas deverão contar com equipes multiprofissionais e interdisciplinares, com a presença de profissionais da saúde mental, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros. Além disso, as escolas deverão adotar medidas para prevenir e enfrentar problemas relacionados à saúde mental, como a promoção da cultura de paz, prevenção ao bullying e ao cyberbullying, além de ações para identificar precocemente sinais de sofrimento psíquico.

A implementação da Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares é uma importante medida para garantir o bem-estar dos alunos, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e saudável. O senador Veneziano Vital do Rêgo ressaltou que a lei representa um avanço na promoção da saúde mental, destacando a importância de abordar essas questões desde a educação básica.

A nova legislação também prevê a capacitação de profissionais da educação, visando proporcionar-lhes conhecimentos sobre saúde mental, prevenção ao suicídio, atendimento em crises e estratégias de acolhimento para os estudantes. Dessa forma, a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares busca garantir que as escolas estejam preparadas para lidar com questões relacionadas à saúde mental dos alunos.

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