Ministério do Turismo lança cartilha para atender bem turistas LGBTQIA+ durante a alta temporada de turismo.

O Ministério do Turismo lançou a cartilha Bem atender: turistas LGBTQIA+, com o objetivo de orientar e sensibilizar os profissionais do turismo sobre a importância de lidar bem com a diversidade. De acordo com a pasta, a população LGBTQIA+ é uma das que mais cresce no turismo mundial, e saber a melhor forma de recebê-los, sem diferenciação, é fundamental para o bem-estar e o sentimento de acolhimento e segurança.

A publicação aborda temas como discriminação, identidade de gênero, orientação sexual e conceitos como cisgênero e transgênero, não binário, transexuais, intersexo, homem e mulher trans e travesti. Além disso, a cartilha também orienta sobre a melhor maneira de se referir à população trans, recomendando que as pessoas sejam tratadas pelos pronomes de tratamento de acordo com sua identidade de gênero.

Outra orientação da cartilha é o tratamento igualitário a casais LGBTQIA+, destacando a importância de considerar a possibilidade de que dois homens ou duas mulheres sejam um casal e que devem receber o mesmo tratamento que os casais heterossexuais. Em casos de preconceito em virtude da identidade de gênero ou orientação sexual, a cartilha orienta que o estabelecimento deixe claro sua postura de respeito à diversidade.

Além disso, o Ministério do Turismo reforçou a importância do respeito aos direitos humanos e destacou a existência do Disque 100 para o registro de denúncias de desrespeito aos direitos da população LGBTQIA+. Há também o número 180, para denúncias de violência contra mulheres, incluindo mulheres trans e travestis. A pasta ressaltou a existência de diversas instituições estaduais ou municipais que amparam a população LGBTQIA+ em caso de violência ou violação de direitos.

A cartilha está disponível de forma online e com versão para aparelhos móveis, e pode ser acessada na íntegra no site do Ministério do Turismo. A pasta destacou a importância da hospitalidade brasileira e a necessidade de redobrar a atenção para que os visitantes se sintam bem recebidos e respeitados, principalmente nesta época de alta temporada e atividade turística acelerada.

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