Ricardo Alexandre de Almeida toma posse como Procurador-Geral do MPC-PE para o Biênio 2024-2025 em evento na Alepe.

Na manhã do último dia 16, ocorreu a posse do procurador-geral de Contas de Pernambuco, Ricardo Alexandre de Almeida. A cerimônia aconteceu no auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ricardo Alexandre foi eleito por unanimidade pelos membros do Ministério Público de Contas e nomeado pela governadora Raquel Lyra em novembro do ano passado.

Durante o discurso de posse, o novo procurador-geral destacou a importância das Cortes de Contas no país, ressaltando o trabalho de controle fiscal e orientação realizado pelo TCE-PE. Ele expressou o desejo de aproximar o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas da sociedade, defendendo o direito de qualquer cidadão de entender as decisões do TCE.

Ricardo Alexandre anunciou diversos projetos para o biênio 2024/2025, incluindo a criação do Núcleo de Jurisprudência, TV MPC-PE e a distribuição temática de processos entre os membros do Parquet especializado. Ele reforçou a importância de estar aberto às críticas da sociedade e que os membros trabalhem de forma transversal em áreas temáticas, como Educação, Saúde, Transporte e Segurança.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal, elogiou as qualidades do novo procurador-geral e reconheceu as ações realizadas pelo antecessor, o procurador de Contas Gustavo Massa. Ele destacou a satisfação de testemunhar Ricardo Alexandre assumir a Procuradoria Geral após ter sido escolhido de forma unânime pelos seus pares.

Ricardo Alexandre também foi saudado pelo procurador de Contas, Gilmar de Lima, que destacou o alcance das metas previstas e a produtividade do gabinete do novo procurador-geral. A mesa de honra da cerimônia foi composta por diversas autoridades, incluindo o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, o prefeito do Recife, João Campos, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Ana Carolina Lima Vieira.

Ricardo Alexandre de Almeida possui uma extensa trajetória no campo jurídico, tendo sido procurador do MPC-PE desde 2005 e aprovado em concursos para diversos cargos e órgãos públicos. Ele também é autor e coautor de obras, professor e palestrante em diversas áreas do direito.

Desta forma, a posse de Ricardo Alexandre de Almeida como procurador-geral de Contas de Pernambuco marca o início de um novo ciclo de atuação no Ministério Público de Contas, promovendo a aproximação entre os órgãos de controle fiscal e a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo