Relatório preliminar aponta que helicóptero que caiu em Paraibuna colidiu com vegetação em área de mata

Um relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgado nesta quinta-feira (18) revelou novos detalhes sobre a queda do helicóptero que ocorreu em Paraibuna, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Segundo o relatório, a aeronave colidiu com a vegetação em uma área de mata do município. O helicóptero havia saído do Campo de Marte por volta das 13h15 do dia 31 de dezembro, com destino a Ilhabela, e transportava um piloto e três passageiros.

Após treze dias de buscas, a Polícia Militar finalmente avistou os destroços do helicóptero no meio da mata e iniciou o resgate. Infelizmente, os quatro ocupantes, incluindo o piloto Cassiano Tete Teodoro, a passageira Luciana Rodzewics, sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto e um amigo da família chamado Rafael Torres, foram encontrados sem vida.

As buscas envolveram diversos órgãos, incluindo a Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de São Paulo. Foi através do Águia 24, da Polícia Militar, que os destroços foram localizados, após um trabalho de inteligência que delimitou a área a ser vasculhada a partir de informações de antenas de telefonia que captaram o sinal dos telefones celulares dos ocupantes.

A FAB afirmou que as investigações serão concluídas no menor prazo possível, dependendo da complexidade e da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes para o acidente. Segundo a Lei nº 7.565, a retirada de destroços em ocorrências aeronáuticas é de responsabilidade do explorador da aeronave.

Além disso, a ocorrência poderá ser acompanhada por meio do Painel Sipaer, disponível no site do Cenipa. O Cenipa tem como objetivo investigar ocorrências aeronáuticas para prevenir novos acidentes com características semelhantes e o relatório final será publicado no site do Cenipa assim que as investigações forem concluídas.

A tragédia comoveu a região do Vale do Paraíba e chamou a atenção para a importância da manutenção da segurança na aviação, levando autoridades e órgãos competentes a reforçarem a fiscalização e atenção às normas de segurança para evitar futuros acidentes aéreos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo