EUA devolvem obras roubadas pelo regime nazista a parentes de vítima do Holocausto Fritz Grunbaum após justiça prevalecer.

Autoridades americanas anunciam devolução de obras roubadas pelos nazistas a familiares de Fritz Grunbaum

Na última sexta-feira, autoridades dos Estados Unidos divulgaram que dois desenhos roubados pelo regime nazista e acidentalmente expostos em museus americanos serão devolvidos aos familiares de Fritz Grunbaum, um renomado artista de cabaré austríaco que acabou falecendo durante o Holocausto.

A devolução dessas obras ocorreu após as sete pinturas roubadas de Grunbaum em 1938 terem sido recuperadas no ano passado, as quais foram vendidas pelos nazistas com o intuito de financiar seus esforços na guerra. O Museu de Arte Allen da Universidade Oberlin detinha uma das peças, intitulada “Girl with Black Hair”, avaliada em cerca de US$ 1,5 milhão, enquanto “Portrait of a Man” permanecia na coleção do Museu de Arte Carnegie e está avaliada em aproximadamente US$ 1 milhão.

Ambas as obras são do artista expressionista austríaco Egon Schiele.

Timothy Reif, juiz e parente de Grunbaum que faleceu no campo de concentração de Dachau, expressou sua satisfação com essa decisão:“Esta é uma vitória para a justiça e para a memória de um artista corajoso, colecionador de arte e opositor do fascismo. Como herdeiros de Fritz Grunbaum, estamos gratos por esse homem que lutou pelo que era correto em seu próprio tempo continuar fazendo com que o mundo seja mais justo, décadas após a sua morte trágica.”

Além das sete obras que já foram recuperadas no ano passado e das duas que serão devolvidas agora, outra obra foi entregue à família por um colecionador. Grunbaum, que possuía mais de 80 obras de Schiele, era um crítico dos nazistas e foi forçado a ceder o controle de sua coleção à sua esposa antes de ser preso e deportado para um campo de concentração.

Dessa forma, a devolução dessas obras representa um dever de justiça para a memória do artista e uma maneira de corrigir um erro histórico perpetrado pelos nazistas. A decisão das autoridades americanas em devolver as obras roubadas é um gesto de reparação e reparação de danos para a família de Fritz Grunbaum e um lembrete do trágico destino de muitos artistas judeus durante o Holocausto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo