Iniciadas as Obras de Requalificação no Entorno do Aeroporto Internacional do Recife, que Prometem Transformar a Região da Imbiribeira.

Na noite desta sexta-feira (19), tiveram início as obras no entorno do Aeroporto Internacional do Recife, localizado no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana. O serviço, segundo a Aena, concessionária do aeroporto e responsável pela obra, faz parte de um “grandioso projeto para o local”.

As intervenções que estão previstas incluem a requalificação da Praça Ministro Salgado Filho e do antigo terminal de passageiros. Isso envolve a construção de novas calçadas, drenagem e ciclofaixa, com a expectativa de que o antigo terminal de passageiros seja integrado à praça, que também será adotada pela Aena.

O plano para o espaço de convivência inclui a instalação de uma praça de alimentação e uma exposição permanente de obras de arte. Além disso, novos modais de transporte terrestre também devem ser implantados para beneficiar a população local.

A atual etapa das obras se concentra na calçada da avenida Mascarenhas de Morais, no trecho que vai do antigo terminal à avenida Centenário Alberto Santos Dumont. Durante esse processo, a faixa de ônibus ficará interditada. Paralelamente, as intervenções também permitirão à Prefeitura do Recife realizar obras de drenagem na área. Segundo a Aena, essa medida é “imprescindível para evitar os constantes alagamentos na área”.

No entanto, o projeto envolve a remoção de algumas árvores localizadas na calçada e sua substituição por outras espécies. A concessionária informa que as próximas etapas do projeto ainda não tiveram suas datas divulgadas.

A Praça Ministro Salgado Filho, mais conhecida como Praça do Aeroporto, foi projetada pelo renomado paisagista Burle Marx em 1958, e dessa forma integra a série de projetos paisagísticos do artista. A área foi requisitada pelo prefeito Pelópidas Silveira na época, com o objetivo de embelezar o entorno do terminal aéreo.

Portanto, as obras têm como propósito renovar e dar prioridade à mobilidade e bem-estar de passageiros, trabalhadores e moradores da região do Aeroporto Internacional do Recife. O projeto busca, ainda, manter o respeito e a preservação da área arborizada e verde que envolve o local.

Em suma, as obras têm potencial para gerar um impacto positivo substancial para a região, beneficiando a todos os que transitam pelo entorno do aeroporto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo