Sonda japonesa aparentemente pousa na Lua, segundo agência espacial Japonesa

Segundo informações da agência espacial japonesa (Jaxa), uma sonda japonesa conseguiu “aparentemente pousar” na Lua nas primeiras horas de sábado (20), no horário do Japão, correspondendo à tarde de sexta-feira no Brasil. A confirmação foi feita por um funcionário da Jaxa durante uma transmissão ao vivo, onde foi informado que as telas mostravam que “a sonda SLIM pousou na Lua”.

A missão da sonda Selene-L está ligada a um projeto em que o objetivo principal é buscar tecnologias para que possam ser utilizadas no futuro dentro de projetos espaciais mais abrangentes. O equipamento foi lançado em 23 de fevereiro de 2022 e tem a missão de coletar dados na Lua por vários meses para avaliar a viabilidade da extração de recursos naturais, monitorar o ambiente lunar, caracterizar a radiação solar, analisar a qualidade do local e também se concentrar em métodos de subsuperfície.

A sonda SLIM, que está conectada com a sonda Selene-L e outra que já foi lançada para fazer um estudo mais aprofundado da Lua, é parte de uma série de missões espaciais que têm como objetivo oferecer informações mais detalhadas sobre a Lua.

As imagens do pouso da sonda na Lua foram ao ar em uma transmissão ao vivo e mostraram a atuação da sonda, que pousou até exatamente a 25 metros do ponto pré-determinado, impressionando os pesquisadores. O sucesso da missão é comemorado pelo Japão, pois representa um avanço tecnológico e a oportunidade de coletar informações valiosas e inéditas sobre o satélite natural da Terra.

A conquista da sonda japonesa SLIM na Lua reforça o espaço como um local importante de estudo e pesquisa, que possibilita o avanço tecnológico e científico em diversas áreas. Através desta missão, a humanidade segue em constante busca por novos conhecimentos que podem impactar não somente a ciência, mas também a sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo