União Europeia sanciona seis pessoas por ajudar o Hamas a se financiar, incluindo membro importante do grupo islâmico.

A União Europeia (UE) ampliou sua lista de sancionados nesta sexta-feira (19), adicionando seis pessoas que são acusadas de ajudar o grupo Hamas a se financiar. De acordo com a notificação publicada no Diário Oficial do bloco, os novos sancionados incluem um cidadão sudanês, um palestino, um jordaniano e três libaneses.

O palestino Musa Muhammad Salim Dudim foi identificado como o membro mais relevante do grupo, sendo descrito como “membro do Politburo” do Hamas, bem como “membro do gabinete de investimentos” do grupo islamista. Além dele, os outros cinco sancionados são ligados à gestão de empresas financeiras ou de câmbio em países como Sudão, Líbano e Argélia, que, segundo a UE, são utilizadas para lavar ou transferir dinheiro para o grupo Hamas.

Antes da publicação no Diário Oficial da UE, autoridades europeias afirmaram que os eventuais ativos dessas pessoas no espaço europeu seriam congelados, e elas teriam a entrada em território europeu vetada. Na terça-feira, a UE já havia adicionado o líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar, às listas de pessoas sancionadas por terrorismo.

As tensões no Oriente Médio são frequentes e extremamente preocupantes. Ações coordenadas de solidariedade são quase que unanimidade quando assuntos como esse são mencionados. Ao todo, quase 150 pessoas morreram em razão dos ataques israelenses na Faixa de Gaza, o que evidencia a situação crítica da região. Enquanto isso, eventos mais descontraídos, como um concurso de Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência do Recife, servem como pequenos refúgios para situações turbulentas como a atual.

Em meio aos embates políticos, a convivência entre governos e povos é um exercício diário que exige muita sensibilidade e equilíbrio. A compaixão e a empatia são imprescindíveis em contextos tão delicados como esse, e a cooperação internacional é crucial para buscar soluções pacíficas e justas para todos os envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo