Boom dos cogumelos no Canadá: lojas que vendem psilocibina abrem em todo o país, desafiando políticas de drogas

O Canadá está enfrentando um crescimento exponencial na venda ilegal, mas aberta, de cogumelos mágicos. Com a crescente demanda, a evolução da pesquisa médica e algumas mudanças na política federal sobre drogas, lojas como a de Dana Larsen estão surgindo em todo o país, ofertando psilocibina, o ingrediente ativo dos cogumelos psicodélicos.

Dana Larsen tem 52 anos e vende cogumelos ilegalmente, mas abertamente, em sua loja de Vancouver desde 2020. Ele abriu mais duas filiais no ano passado, devido à demanda popular. Segundo ele, “é uma questão de desobediência civil fornecer essas substâncias. As pessoas vêm à minha loja todos os dias e me contam como o acesso aos psicodélicos mudou e melhorou suas vidas”.

O crescimento dessas lojas ocorre após mudanças sutis na política nacional sobre drogas. O primeiro sinal surgiu em maio de 2022, quando a província da Colúmbia Britânica conseguiu permissão do governo federal para flexibilizar as taxas de posse de narcóticos, incluindo heroína, cocaína e MDMA, mas não para psilocibina. Em seguida, em janeiro de 2023, Alberta tornou-se a primeira província do Canadá a regulamentar os psicodélicos para terapia, permitindo o uso de psilocibina, LSD e ecstasy em raras circunstâncias médicas.

Essas mudanças na política fizeram surgir mais de duas dúzias de lojas no país apenas em 2023. Algumas das principais redes já planejam expandir ainda mais. Nas maiores cidades do Canadá, os dispensários com nomes como Fun Guyz, Shroom City e House of Mush exibem pinturas de fungos coloridos em seus exteriores.

Ainda assim, a ascensão dos dispensários de cogumelos está ocorrendo apesar de a polícia nas principais cidades do Canadá ter pouco feito para conter o aumento do varejo. E embora uma série de batidas policiais sugerem que uma repressão possa estar por vir, Dana Larsen afirma que não irá desistir facilmente, apesar dos riscos.

Segundo ele, “dediquei os últimos 30 anos de minha vida a isso. Eu não vou embora facilmente”.

Diante deste cenário, a questão recorrente entre especialistas e pesquisadores é até que ponto a venda de psilocibina pode ser tolerada pelas autoridades canadenses, uma vez que os benefícios médicos dessas substâncias ainda são objeto de pesquisa e discussões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo