Tripulação 100% europeia da missão privada Axion-3 chega à Estação Espacial Internacional após viagem de mais de 24 horas

Quatro astronautas da missão Axion-3 desembarcaram na Estação Espacial Internacional (ISS) no último sábado, após uma viagem de mais de 24 horas. A missão é praticamente privada e vai ficar no laboratório espacial por pouco mais de duas semanas. Ela é representada por uma tripulação 100% europeia voando com a SpaceX, companhia do bilionário Elon Musk. Essa é a terceira missão da empresa Axiom Space, que trabalha em colaboração com a NASA, e é a primeira a colocar apenas europeus na equipe de astronautas.

Os quatro tripulantes que fazem parte da missão são o turco Alper Gezeravci, que chegou à estação junto com o americano de origem hispânica Michael López Alegría, o italiano Walter Villadei e o sueco Marcus Wandt. A bordo, eles contam com um ônibus espacial privado da empresa Axiom, que está conduzindo sua terceira missão em parceria com a NASA. A Axiom Space, sediada em Houston, foca no desenvolvimento de estações espaciais privadas e voos espaciais tripulados.

As operações da missão Ax-3 são coordenadas pela Axiom Space, que realizou um voo espacial em órbita baixa da Terra no mês anterior. No comando do voo está o astronauta Michael López-Alegría, que liderou a missão Ax-1 em 2022, a primeira missão da Axiom à ISS. O espanhol conta com quatro voos espaciais em seu currículo e já passou mais de 250 dias no espaço ao todo.

O lançamento com tripulação europeia acontece em um momento de dificuldade para a indústria espacial da região, após uma série de atrasos. O foguete Ariane 6 está quatro anos atrasado, com lançamento esperado ainda neste verão, enquanto o foguete Vega-C deverá decolar durante o quarto trimestre, após uma falha na missão no final de 2022.

“Este ano será muito melhor”, afirmou Josef Aschbacher, diretor-geral da Agência Espacial Europeia, na semana passada, durante uma conferência de imprensa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo