Chuvas intensas afetam cerca de 100 mil pessoas no estado do Rio de Janeiro e deixam 12 mortos em duas semanas

As fortes chuvas que têm assolado o estado do Rio de Janeiro nas últimas duas semanas têm causado um impacto significativo na população, afetando cerca de 100 mil pessoas, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos nesta quarta-feira (24).

O número atualizado de pessoas desalojadas ultrapassa 25 mil, com 1.052 indivíduos ainda desabrigados. Tragicamente, as enchentes resultaram em 12 mortes na região.

Os efeitos das chuvas têm sido sentidos em diversas cidades, incluindo a capital Rio de Janeiro e outras cidades da região metropolitana, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti. Além disso, municípios do interior do estado, como Miguel Pereira, Paty de Alferes e Quatis, também estão enfrentando os impactos das fortes chuvas.

Diante dessa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia tem mantido alertas de risco de temporais para o estado do Rio de Janeiro. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais também aponta que há risco moderado de deslizamentos em municípios das regiões Metropolitana, Sul Fluminense, Leste Fluminense e Serrana.

As autoridades estão mobilizadas para prestar assistência às vítimas e minimizar os impactos das chuvas. Entretanto, diante da magnitude do problema, será necessária uma resposta coordenada e eficaz para lidar com as consequências desses desastres naturais.

Diante deste cenário, a solidariedade e a cooperação se fazem necessárias, não apenas por parte das autoridades e organizações governamentais, mas também da sociedade como um todo. A ajuda e o suporte àqueles que têm suas vidas afetadas por esses eventos extremos são fundamentais para a recuperação e reconstrução das áreas atingidas.

É essencial que medidas efetivas sejam tomadas no sentido de prevenir e mitigar os efeitos das chuvas intensas, visando a segurança e o bem-estar da população do estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo