OMT muda de nome para ONU Turismo e destaca recuperação do setor prevista para 2023.

ONU Turismo é o novo nome da Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) sediada em Madri. O anúncio foi feito durante a inauguração da Feira Internacional de Turismo (Fitur) na capital espanhola. A mudança de nome visa destacar a dependência da organização internacional e tornar a agência mais facilmente identificável pelo público.

Além do novo nome, a ONU Turismo também revelou um novo logotipo, que é uma figura humana em movimento, acompanhada pelo slogan “Aproximar o mundo”. Segundo a agência, a adoção de um nome mais acessível, ao se afastar de acrônimos como o da OMT, reflete uma postura mais inclusiva e aberta.

A liderança da agência, sob o comando do georgiano Zurab Pololikashvili desde 2018, reúne 160 Estados membros e possui escritórios regionais em países como Brasil, Japão, Arábia Saudita e Marrocos, além da sede em Madri. A agência tem como objetivo promover o turismo em todo o mundo e tem contribuído para o setor, que enfrentou desafios devido à pandemia de COVID-19.

No entanto, a ONU Turismo divulgou um balanço anual indicando que há expectativa de recuperação do turismo mundial no nível pré-pandêmico para 2024, após um desempenho positivo do setor em 2023 em praticamente todas as regiões, incluindo o continente americano. No ano passado, cerca de 1,3 bilhão de turistas viajaram para o exterior, em comparação com 900 milhões em 2022. As receitas geradas pelo turismo internacional atingiram US$ 1,4 trilhão (R$ 257,3 trilhões, na cotação da época), de acordo com a agência.

Essa mudança de nome e o novo posicionamento da ONU Turismo refletem a importância do turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social em todo o mundo. A agência busca continuar desempenhando um papel fundamental na promoção do turismo sustentável e na recuperação do setor após os impactos da pandemia.

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