Governo de Pernambuco analisa projetos para construção de imóveis pelo Programa Minha Casa, Minha Vida Fundo de Arrendamento Residencial.

Governo de Pernambuco irá escolher empresa para construir em três cidades

O Governo de Pernambuco está prestes a definir a empresa que será responsável por construir apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida Fundo de Arrendamento Residencial (MCMV FAR), em três municípios: Recife, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe. Treze empresas estão concorrendo à licitação para realizar a construção, que beneficiará famílias com grande necessidade de moradias.

Na cidade do Recife, capital do Estado, a maior construção está prevista para o Parque de Exposição do Cordeiro, na Zona Oeste, onde serão erguidas 736 unidades habitacionais. Além disso, o bairro do Engenho do Meio, também na Zona Oeste da capital pernambucana, será contemplado com 128 apartamentos.

No Agreste pernambucano, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe receberá 144 imóveis, enquanto Gravatá terá 104 unidades construídas. Vale ressaltar que o MCMV FAR subsidia 100% dos imóveis para beneficiários do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A análise dos 13 melhores projetos apresentados pelas empresas está sob responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), que já está em fase inicial de análise dos projetos das obras do Cordeiro, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe. Importante salientar que as empresas vencedoras terão como exigência a atenção à Primeira Infância, devendo construir ambientes com espaços seguros para brincadeiras infantis, espaços naturais, praças e bibliotecas de convivência.

Além desses projetos, a Cehab já tem mais oito chamadas abertas para a construção de diversas localidades em Pernambuco. Há grande expectativa para a liberação de convocação para a cidade de Olinda, o que pode aumentar a oferta de unidades para 2.564, conforme a autorização governamental.

A Caixa Econômica Federal será a instituição responsável pela contratação e fiscalização dos projetos apresentados pela Cehab. Com as perspectivas de novos investimentos em moradia, Pernambuco consolida esforços para garantir condições dignas de moradia e melhor qualidade de vida para a população mais carente do Estado. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, destacou a importância dos futuros imóveis estarem localizados em áreas próximas a serviços importantes, como escolas e hospitais.

Por fim, a MCMV FAR visa promover a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, desenvolvendo cidades mais inclusivas e funcionais para todos. Isso será um importante passo para garantir maior qualidade de vida para os moradores das habitações e cidades contempladas pelo programa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo