Ministro da Educação ressalta importância da participação da sociedade e de educadores para sucesso das políticas educacionais.

O papel dos educadores e das comunidades é essencial para o sucesso das políticas voltadas para a educação. O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância de ouvir e dialogar com a sociedade na formulação dessas políticas. Ele destacou que, ao assumir o ministério, encontrou uma estrutura desorganizada e, ao longo de sua gestão, buscou restabelecer o diálogo com a sociedade.

Durante uma coletiva de imprensa organizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi assinado um decreto com os valores que serão pagos pelo programa Pé-de-Meia aos estudantes do ensino médio. Santana ressaltou que o Ministério da Educação promoveu consultas e debates com a participação de mais de 200 entidades, visando a elaboração de políticas eficientes.

O enfoque do governo está na melhoria do ensino em comunidades menos favorecidas, como indígenas e quilombolas. Santana destacou a importância da alfabetização na idade certa, ressaltando que a falta de qualidade na alfabetização gera impactos negativos na trajetória dos alunos, resultando em altos índices de reprovação e evasão escolar. Ele enfatizou que o governo pretende investir R$ 4 bilhões por ano em um programa de escola em tempo integral.

O presidente Lula salientou que a participação da comunidade e o tratamento dado aos educadores são fundamentais para o sucesso das políticas públicas voltadas para a educação. Ele também apresentou números referentes a programas governamentais, como o Escola em Tempo Integral, que tem adesão de 100% dos estados e 91% dos municípios. Além disso, destacou o programa Pé-de-Meia, que tem um orçamento de R$ 6,1 bilhões para o ano de 2024.

O governo também realizou reajustes e ampliações em diversos programas e políticas voltadas para a educação, como alimentação escolar, transporte escolar e programas de apoio aos estudantes. O objetivo é reduzir a evasão escolar e promover o acesso à educação de qualidade para todos. O investimento em educação é visto como uma prioridade para o governo, visando o desenvolvimento social e econômico do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo