Policiais Militares no Carnaval de Pernambuco usarão câmeras corporais e equipamentos de reconhecimento facial para garantir segurança durante a festa.

As forças de segurança do estado de Pernambuco já têm tudo pronto para garantir a segurança do Carnaval, uma das festas mais populares do país. Uma das novidades do esquema de segurança é a utilização de câmeras corporais pelos policiais militares durante a festa. De acordo com o Secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, 187 câmeras corporais do 17º Batalhão, que estavam em fase de teste, serão utilizadas em cada patrulha que estiver em ação durante o Carnaval.

A utilização das câmeras corporais vai permitir a captação de imagens, sons e também o envio em tempo real para uma central de monitoramento. Além disso, o secretário afirmou que está sendo estudada a quantidade de câmeras corporais que poderão ser utilizadas simultaneamente pelos policiais nos polos de folia. Além disso, ele ressaltou que também será empregado o uso de equipamentos de reconhecimento facial no Recife Antigo e no Sítio Histórico de Olinda.

Apesar do fim do contrato para uso de câmeras nas ruas desde dezembro de 2023, o secretário garante que não haverá prejuízo na segurança pública durante o Carnaval. Ele ressaltou que o esquema de segurança conta com helicópteros, drones, e plataforma elevada, com replicação das imagens das prefeituras do Recife e de Olinda, além do Centro Integrado de Defesa Social.

Além disso, Carvalho também destacou que os equipamentos de reconhecimento facial foram adquiridos em 2019, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Ele também frisou que não haverá prejuízo na segurança e que o que há é um acréscimo das câmeras corporais e de reconhecimento facial.

Esse investimento em tecnologia, além de demonstrar a preocupação das autoridades em garantir um Carnaval mais seguro para a população, também é um reflexo das mudanças que a sociedade vem passando com o avanço da tecnologia. Com as câmeras corporais e o reconhecimento facial, as forças de segurança buscam aprimorar suas ações e dar uma resposta rápida em eventuais situações de risco durante a festa.

Dessa forma, a utilização de câmeras corporais e o emprego de tecnologia de reconhecimento facial demonstram o esforço das autoridades para garantir um Carnaval mais seguro e tranquilo para todos. Com um esquema de segurança reforçado e o uso de tecnologia de ponta, a expectativa é que os foliões possam desfrutar da festa com mais tranquilidade e segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo