Coreia do Norte lança mísseis de cruzeiro em meio à tensão com a Coreia do Sul

Neste domingo (28), a Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro, uma ação que aumenta a tensão entre Pyongyang e Seul. O Exército da Coreia do Sul informou que as Forças Armadas sul-coreanas detectaram vários desses mísseis não identificados sendo disparados perto das águas que cercam a região norte-coreana de Sinpo às 8h, horário local. O lançamento ocorreu pouco tempo depois de Pyongyang ter lançado vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo, os quais foram classificados pelo país como nova geração de mísseis de cruzeiro estratégicos.

O norte da Coreia ainda intensificou os testes de armas, incluindo um chamado “sistema de armas nucleares subaquáticas” e um míssil balístico hipersônico que utiliza combustível sólido.

Enquanto isso, o lançamento está sendo analisado pelas autoridades de inteligência do Sul e dos Estados Unidos, que também estão monitorando outros movimentos e atividades da Coreia do Norte. Vale ressaltar que os testes de mísseis de cruzeiro, ao contrário dos mísseis balísticos, não estão proibidos pelas sanções da ONU.

Os mísseis de cruzeiro, frequentemente propulsionados por motores a jato, voam a uma altura menor que os mísseis balísticos, o que dificulta sua detecção e interceptação. Na quinta-feira, Pyongyang anunciou a execução do primeiro teste de uma nova geração de mísseis estratégicos de cruzeiro, o Pulhwasal-3-31, como parte de um “processo de constante atualização do sistema de armas e uma atividade regular e obrigatória”, afirmou a agência oficial KCNA.

Esses eventos causam um cenário de instabilidade e preocupação na região, dada a escalada nos testes de armas promovidos pela Coreia do Norte. A situação é acompanhada de perto por autoridades internacionais e representa um desafio para a estabilidade na Península Coreana e para as relações diplomáticas na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo